Porto de Pedras faz curso inédito de guarda-vidas

A prefeitura de Porto de Pedras, através das secretarias de turismo e Meio Ambiente , está oferecendo um curso inédito e gratuito na região, o de guarda-vidas. Objetivo principal é a formação profissional de civis, capacitando para o trabalho em locais como praias, pousadas, hotéis, receptivos entre outros. O curso de Guarda Vidas tem certificado valido em todo território nacional.

Guarda vidas ou nadador-salvador é o indivíduo com devida capacitação que tem a função de prevenir e resgatar pessoas envolvidas em situações de afogamento preservando assim a vida de quem se vê em algumas destas situações, seja no mar, em rios, lagoas, piscinas e afins.

A formação de um Guarda Vidas deve ser completa, o profissional deve nadar bem, ter conhecimento das técnicas de respiração e massagem cardíaca, cuidados com o banhista e agilidade nas ações de prevenção e salvamento, onde segundos tornam-se preciosos, além de disciplinas técnicas. Outras atividades como  nivelação, procedimentos de resgate, preparação física, de resgate e primeiros socorros, além de ações práticas no mar e piscina estão previstas. O curso só será concluído dia 12 de dezembro e está acontecendo no clube dos servidores e nas praias e rios.

O instrutor Alejandro Fervenza é instrutor profissional formado no Instituto Nacional de Desportos da Argentina, mergulhador credenciado. Morador de Alagoas há 20 anos, diz que o curso mostra a preocupação do gestor Henrique Vilela em oferecer oportunidade à população, de forma gratuita, para entrar em um mercado de trabalho em pleno crescimento.  Segundo ele os que concluírem o curso estarão aptos a prevenir e proteger a população e  turistas em situações que possam vir a acontecer, por isso é tão importante que não apenas o poder público se preocupe com isso, mas também as atividades privadas.

Ao lado das secretárias Zélia Cavalcanti , Flávia Rego e equipes técnicas que estão dando o suporte operacional, o prefeito Henrique Vilela afirma que esse novo curso é importante em um momento em que o turismo na cidade cresce e abre o mercado para pessoas com conhecimento. “Só nos últimos dois anos superamos a marca de 200 pessoas capacitadas e, a grande maioria, com colocação garantida no mercado de trabalho. Vamos continuar oferecendo a possibilidade de crescimento para tornar Porto de Pedras também auto suficiente em mão de obra especializada”, assegurou o gestor da cidade.


Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo