Porto de Pedras adere à campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Por Equipe de Jornalismo

Em uma ação conjunta multifacetada, a prefeitura de Porto de Pedras abraçou a campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado recentemente no dia 18 de maio. A campanha tem como foco sensibilizar a sociedade, empresários e turistas sobre essa questão oferta.

A mobilização tomou as ruas e praias da cidade, distribuindo panfletos, flores amarelas e laranjas – símbolos da luta contra o abuso e exploração sexual – e fornecendo esclarecimentos necessários para a população. Alunos de escolas municipais também foram protagonistas nesta iniciativa, apresentando aos turistas através de cartazes, músicas e aulas práticas, a importância desse enfrentamento.

Nas palavras do Prefeito Henrique Vilela, o município mantém um compromisso firme com a proteção dos direitos humanos, considerando a infância e adolescência como prioridades em todas suas ações. Zélia Cavalcanti, secretária de Turismo, acrescenta que o engajamento na prevenção deste tipo de crime é de responsabilidade universal, e o setor turístico tem um papel fundamental neste combate.

O propósito dessas ações é convocar adultos e responsáveis para serem a pessoa de confiança que as crianças e adolescentes precisam para se sentir seguros e denunciar qualquer tipo de violência sexual. A campanha “Seja a pessoa que ouve, acolhe e denuncia”, faz um chamado à toda sociedade para não se calar perante os sinais de abuso sexual que as crianças e adolescentes possam estar sofrendo.

O Disque Direitos Humanos – 100

Outro enfoque da campanha é a conscientização da importância de denunciar situações de violação dos direitos das crianças e adolescentes. O Disque Direitos Humanos, serviço da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, disponível 24 horas por dia e sete dias da semana, recebe denúncias de violações, dissemina informações e orienta a sociedade sobre a política de direitos humanos. Por meio de uma chamada gratuita para o número 100, qualquer pessoa pode denunciar. Além disso, as denúncias podem também ser redirecionadas para o conselho tutelar.

O Significado da Data

A data de 18 de maio foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conforme Lei Federal nº 9.970/2000, em memória à pequena Araceli Crespo, de apenas 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. No ano de 2024, completamos 51 anos desse trágico capítulo, reforçando a necessidade incessante de combater todo tipo de violência contra crianças e adolescentes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo