
Em meio ao bombardeio de informações nas redes sociais, a foto de um homem apareceu como uma das vítimas de três tragédias recentes ocorridas no mundo: a queda do voo da EgyptAir, o tiroteio na boate gay de Orlando e o atentado a bomba no aeroporto internacional de Istambul, na Turquia.
Mas como foi possível uma mesma pessoa aparecer na internet como tendo morrido três vezes?
Na verdade, trata-se de um embuste, e o homem da foto é um mexicano, cujo nome não foi revelado. Segundo a rede de TV francesa France 24, que desvendou a história, a foto dele teria circulado pelas redes graças à ação de desafetos a quem ele supostamente devia dinheiro.
“Minha foto está em todo o lugar por causa de um trote de alguém depois de uma disputa legal”, disse ele, que não quis se identificar, à France 24.
A postagem da foto dele como uma das vítimas dos acidentes seria assim uma forma de “vingança”, disseram elas.
“Esse homem foi meu amigo e tirou dinheiro de mim e de outras quatro pessoas que eu conheço. Eu o processei nas esferas civil e criminal, mas por causa da lentidão da Justiça, ele ainda não nos devolveu o dinheiro. Por isso, decidimos puni-lo postando a foto dele online. Nosso objetivo é arruinar a reputação dele. Queremos que o mundo inteiro reconheça o rosto dele”, disse um dos usuários ouvidos pela France 24.
Nas redes sociais, no entanto, houve quem acreditassem na história. Alguns usuários escreveram mensagens emocionadas ao mexicano.
“Rezando por você e por sua família”, postou um usuário, enquanto outros tentavam alertar outras pessoas sobre o embuste.
A lei mexicana diz que uma pessoa pode ser condenada de seis meses a dois anos de prisão em caso de “calúnia ou difamação contra um indivíduo ou organização”.
msn.com
10/07/16






