O encontro foi descrito como muito proveitoso pelo vice-presidente Alckmin, que ressaltou a importância da parceria e amizade de 200 anos entre Brasil e Estados Unidos, destacando a intenção de reforçar ainda mais esses laços. Alckmin, em declaração rápida à imprensa após a reunião, também mencionou que Daines trouxe um abraço do presidente Trump, do vice-presidente JD Vance, e do secretário de Estado Marco Rubio.
O senador americano, por sua vez, expressou sua satisfação com a visita ao Brasil, enfatizando a importância dos valores comuns e crenças compartilhadas entre os dois países, especialmente relacionadas à liberdade e autodeterminação. Acompanhado de sua esposa, Daines ressaltou a relevância da visita em um momento de acirramento de disputas comerciais entre os Estados Unidos e diversos países, incluindo o Brasil.
A recente confirmação de taxação em 25% sobre importações de aço e alumínio pelos EUA, anunciada por Trump, tem gerado preocupações na indústria brasileira, impactando diretamente o setor que é um dos principais fornecedores dessas matérias-primas para os americanos. Diante dessa situação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a decisão do Brasil de aplicar o princípio da reciprocidade, caso as tarifas de importação sejam elevadas, podendo abranger outros setores além do aço e alumínio, como o de etanol.
O cenário de incertezas comerciais e a busca por manter relações bilaterais fortalecidas marcaram a visita do senador Daines ao Brasil, em um momento crucial para o comércio internacional e para a economia brasileira.