De acordo com a publicação da campanha de Leonel, a agressão foi grave e o candidato se encontra hospitalizado, sem condições de se pronunciar. Imagens divulgadas pela imprensa mostram Leonel com lesões e sangue no rosto e nas costas, e um vídeo registrou o momento em que ele é agredido.
O Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro emitiu uma nota repudiando a agressão e pedindo providências imediatas das autoridades diante do episódio de ataque à democracia brasileira. O partido expressou solidariedade aos familiares e ao candidato agredido, exigindo ações para garantir um debate saudável e democrático nas eleições municipais do Rio de Janeiro.
Leonel de Esquerda, que tem 35 anos, se declara negro e quilombola, trabalha na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) como radialista e está licenciado para concorrer ao cargo político de vereador.
Por outro lado, a assessoria de imprensa do candidato a prefeito Rodrigo Amorim afirmou que o deputado estadual não estava em agenda de campanha no momento da agressão. Amorim alega que agiu em legítima defesa ao tentar afastar o celular do rosto de Leonel enquanto este o filmava e proferia ofensas. O candidato registrou o incidente na delegacia e aguarda posicionamento da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
O caso envolvendo a agressão a Leonel de Esquerda segue em investigação para apurar os fatos e responsabilidades dos envolvidos, em meio a um cenário de polarização política que tem marcado as eleições municipais deste ano.