Com o encerramento do prazo de 24 horas após a votação do primeiro turno, as campanhas políticas podem retomar atividades como comícios, caminhadas, carreatas, passeatas e a distribuição de material de campanha. A propaganda eleitoral poderá ser realizada até o dia 26 de outubro, véspera do segundo turno.
Além das atividades presenciais, a propaganda eleitoral na internet e nos jornais também está permitida a partir de hoje, devendo circular até o dia 25 deste mês. Outro importante meio de comunicação utilizado durante o período eleitoral, o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, voltará a ser transmitido no dia 11 e se estenderá até o dia 25.
O segundo turno da disputa será realizado apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura tenha atingido mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno. É uma oportunidade para os eleitores dessas cidades continuarem exercendo seu direito democrático de escolher seus representantes com base em propostas e ideias apresentadas nesta campanha eleitoral.
Dessa forma, a partir de hoje, os candidatos terão a chance de apresentar suas propostas e convencer os eleitores, reforçando a importância do engajamento cívico e participação ativa da população nas eleições municipais. É um momento crucial para a democracia brasileira e para o futuro das cidades em questão.