O convite para essa visita foi feito no mês passado, durante o encontro que o presidente teve com representantes da região no Palácio da Alvorada. Durante a estadia no Xingu, o presidente deverá abordar questões fundamentais, como segurança alimentar, mudanças climáticas e o fortalecimento das culturas indígenas. A visita de Lula ao Xingu ocorre após sua recente viagem ao Japão e Vietnã, da qual retornou no último domingo.
O Parque Nacional Indígena do Xingu é uma área extensa, ocupando mais de 2,6 milhões de hectares na transição entre o Cerrado e a Amazônia, sendo lar de mais de 5,5 mil indígenas pertencentes a diversas etnias e territórios. Entre as comunidades presentes na região, destacam-se os Yawalapiti, Aweti, Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, Kĩsêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Wauja, Tapayuna, Trumai e Yudja.
A visita de Lula ao Xingu reforça a importância do diálogo e do respeito às comunidades indígenas, bem como a necessidade de preservação ambiental e cultural dessas regiões. A presença do presidente nesse local simbólico representa um gesto de reconhecimento e solidariedade às lutas e demandas dos povos originários do Brasil.




