POLÍTICA – Presidente Lula promove churrasco com produtores rurais para reaproximação com setor agropecuário em Brasília



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se na noite desta quinta-feira (21) com aproximadamente 60 produtores rurais do setor de fruticultura em um churrasco na Granja do Torto, em Brasília. O encontro foi organizado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com o intuito de restabelecer a relação entre empresários do agronegócio e o presidente.

Fávaro ressaltou a importância dos empresários trazerem pautas estratégicas para a atuação do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin na abertura de mercados. Ele mencionou o papel fundamental da dupla na habilitação de 38 plantas frigoríficas brasileiras para exportação de carne para a China, conquista anunciada recentemente.

Durante o encontro, os fruticultores apresentaram demandas e discutiram questões do setor, que teve um crescimento de mais de 26% no ano passado, alcançando uma exportação de mais de 1 milhão de toneladas de frutas e um faturamento recorde de US$ 1,2 bilhão.

O ministro Fávaro destacou avanços nas políticas públicas do governo atual para o agronegócio, ressaltando a importância do trabalho conjunto e a relevância de programas como o nacional de biodiesel. Ele também mencionou a melhora da relação do setor com o governo, citando episódios no início do mandato em que houve hostilidades, mas que atualmente há grande interesse por parte dos produtores em interagir com o presidente.

Além da reunião com fruticultores, Lula pretende organizar encontros semelhantes com empresários de outros setores, como café, algodão, floresta plantada e bioinsumos. A iniciativa visa fortalecer o diálogo e estreitar os laços entre o governo e os diversos segmentos do agronegócio brasileiro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo