Lula chegou aos Estados Unidos no último sábado (16), após ter assinado diversos acordos de cooperação com o governo de Cuba, durante sua estadia em Havana. Esses acordos têm o objetivo de promover uma parceria cada vez mais sólida entre os dois países.
Entretanto, a agenda de Lula em Nova York não se resume apenas a esse encontro e jantar. Na terça-feira (19), o presidente brasileiro terá a honra de participar da abertura da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse é um evento de extrema importância, que reúne líderes de todo o mundo para discutir questões globais e buscar soluções para os desafios do século XXI.
Durante sua estadia em Nova York, Lula também terá a oportunidade de se reunir com líderes de entidades internacionais e chefes de Estado, em encontros bilaterais. Essas reuniões visam fortalecer os laços diplomáticos do Brasil com outras nações e buscar possíveis parcerias em diferentes áreas.
Destaque para a quarta-feira (20), quando Lula será recebido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Nesse encontro, os dois líderes lançarão uma iniciativa global para a promoção do trabalho decente. Essa iniciativa tem como objetivo garantir condições adequadas de trabalho em todo o mundo, visando combater a exploração e a desigualdade social.
Vale ressaltar que essa será a oitava vez que o presidente brasileiro abrirá a assembleia da ONU, mostrando a importância do Brasil no cenário internacional. A comitiva do país é formada por 12 ministros, sendo que sete deles participarão dos eventos diretamente relacionados à assembleia. Os demais ministros estão na cidade cumprindo agendas oficiais.
A participação de Lula nesses eventos internacionais destaca o papel que o Brasil desempenha no panorama mundial, buscando fortalecer parcerias, promover ações em prol do trabalho decente e contribuir para questões globais de relevância. O presidente segue representando o país com comprometimento e buscando novas oportunidades de desenvolvimento para o Brasil.