POLÍTICA – Presidente Lula embarca para Guiana e participa de cúpula do Caricom; disputa territorial com Venezuela em pauta



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta quarta-feira (28) para Georgetown, capital da Guiana, onde participará como convidado especial do encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom). A viagem de Lula inclui uma série de compromissos importantes, que buscam fortalecer as relações diplomáticas e econômicas do Brasil com os países caribenhos.

Durante sua estadia na Guiana, Lula se reunirá com o chefe de governo do país vizinho, Irfaan Ali, para discutir a crise territorial entre Guiana e Venezuela pelo território de Essequibo. Além disso, o presidente brasileiro terá encontros de trabalho com Irfaan Ali e o presidente do Suriname, Chan Santokhi, para abordar questões trilaterais de interesse, como energia e integração da infraestrutura física e digital. Haverá também uma reunião com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley.

As discussões na Cúpula da Caricom devem abordar temas como desenvolvimento sustentável e segurança alimentar e nutricional. A participação de Lula neste evento permitirá dar um novo ímpeto às relações do Brasil com os países caribenhos, fortalecendo a cooperação regional.

Em seu discurso, o presidente destacará as prioridades brasileiras no âmbito do G20, grupo que o Brasil preside este ano. A inclusão social, a luta contra a desigualdade e a promoção do desenvolvimento sustentável serão temas centrais abordados por Lula, que buscará fortalecer o papel do Brasil no cenário internacional.

Após a Guiana, Lula seguirá viagem para São Vicente e Granadinas, onde participará da abertura da 8ª cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A reintegração do Brasil a esse bloco regional foi uma das primeiras medidas de política externa do presidente Lula em seu terceiro mandato, reforçando o compromisso do país com a integração regional e a cooperação multilateral.

A estadia de Lula na Guiana e em São Vicente e Granadinas reforça a importância do Brasil na região caribenha e seu papel como ator global comprometido com o desenvolvimento sustentável e a cooperação internacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo