É importante destacar que em 2024 o Brasil assume a presidência do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo. O presidente Lula e Kishida trataram sobre a cooperação entre Brasil e Japão em foros internacionais multilaterais em prol da paz, democracia e superação da pobreza, temas prioritários do Brasil na presidência do G20.
Durante a conversa, o Presidente Lula agradeceu o convite que recebeu de Kishida no ano passado para participar como convidado da cúpula do G7, em Hiroshima, e expressou o desejo de que o Japão esteja envolvido em todas as instâncias de discussão do G20 este ano. Ele também ressaltou a importância de trazer o debate sobre mudanças climáticas e energias renováveis para o centro das discussões do G20. O Brasil lançará no G20 uma aliança global contra a fome e a pobreza e buscará a superação das desigualdades como parte fundamental para a defesa da democracia.
Além disso, em 2025, Brasil e Japão completam 130 anos de relações diplomáticas, o que reforça a relevância da cooperação entre os dois países.
O presidente Lula também expressou sua solidariedade ao povo japonês e às vítimas dos terríveis terremotos que atingiram o país em 1º de janeiro, causando destruição e tragédia. Os dois líderes também discutiram a importância do fortalecimento das instâncias multilaterais para evitar guerras como a de Gaza e a da Ucrânia.
Essa conversa evidencia a importância do diálogo e da colaboração entre o Brasil e o Japão, países que compartilham não apenas laços comerciais, mas também preocupações com grandes questões globais, como a pobreza, as mudanças climáticas e a manutenção da paz mundial.