Após esse incidente, o presidente e sua equipe tiveram que trocar de aeronave e embarcar em outra aeronave da FAB rumo a Brasília. O pouso da nova aeronave ocorreu em segurança no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, em Santa Lucia, que fica a cerca de uma hora da Cidade do México, por volta das 22h16 desta terça-feira (1º).
A previsão é que o presidente Lula chegue ao país por volta das 10h30 desta quarta-feira (2). Por conta do imprevisto, houve uma mudança na programação da viagem, mas a FAB garantiu que todas as medidas de segurança foram tomadas para garantir a integridade do presidente e de sua equipe.
Apesar do incidente, a participação do presidente na cerimônia de posse de Claudia Sheinbaum foi marcada por momentos de destaque e reafirmou a relação diplomática entre Brasil e México. Lula teve a oportunidade de parabenizar a nova presidente eleita e reforçar os laços de amizade e cooperação entre os dois países.
A chegada do presidente ao Brasil marca o fim de uma viagem oficial que teve seus desafios, mas que também foi marcada por momentos de diálogo e aproximação entre as nações. A expectativa é de que Lula retome sua agenda de compromissos no país e dê continuidade às suas atividades políticas e sociais.