Em seu discurso, Lula relembrou sua história com o Piauí, incluindo o lançamento do Programa Fome Zero há 21 anos. O presidente destacou a importância do estado e elogiou o potencial do Piauí, especialmente na área de energias renováveis.
Dentre os anúncios feitos, está a disponibilização de terrenos para o Complexo Portuário e Industrial em Luís Correia, o primeiro porto marítimo do Piauí. Além disso, foi anunciada a cessão de um imóvel para a construção de um Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, em Teresina.
A solenidade também marcou a autorização para a contratação de 1.351 moradias em seis municípios piauienses, com investimento total estimado em R$ 193,7 milhões. Outro destaque do evento foi o lançamento da Estratégia Nacional de Governo Digital, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à população, de forma inclusiva e transparente.
Além disso, o Piauí aderiu ao Programa Nacional de Gestão e Inovação, formalizando um acordo de cooperação técnica para soluções do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Essas ações visam fortalecer a gestão pública e promover serviços de qualidade para a população.
Essa foi a primeira Caravana Federativa com a participação do presidente Lula, que busca promover diálogos diretos entre órgãos federais e gestores locais para a resolução de questões de interesse dos estados e municípios. Até o momento, a caravana já passou por diversos estados, incluindo Bahia, Rio de Janeiro e Maranhão.