POLÍTICA – Presidente Lula anuncia investimentos de R$ 778,9 milhões em educação superior no Ceará, priorizando o Nordeste.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva causou grande impacto no cenário político e educacional nesta quinta-feira (20) ao anunciar investimentos do governo federal para a melhoria da educação superior no estado do Ceará. Durante um evento realizado no Palácio da Abolição, em Fortaleza, Lula revelou que quatro instituições de ensino superior serão beneficiadas com recursos que abrangem desde hospitais universitários até a criação de novos cursos e campi, bem como obras de melhorias gerais.

Em seu discurso, Lula destacou a prioridade dada pelo seu governo aos investimentos no Nordeste, fundamentando essa decisão no histórico de desigualdade regional que sempre privilegiou os estados do Sul e Sudeste em detrimento das regiões nordestinas. O presidente questionou as discrepâncias existentes, apontando a falta de universidades, mestres, doutores, institutos de pesquisa e laboratórios na região como reflexo de uma distribuição injusta de recursos.

Defendendo a igualdade de oportunidades, Lula enfatizou a importância de proporcionar ao povo do Nordeste as condições necessárias para competir em igualdade com os demais. Citando o educador Paulo Freire, o presidente ressaltou a necessidade de valorizar o investimento em educação como forma de promover o desenvolvimento e a inclusão social.

Os investimentos previstos no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) visam beneficiar a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal do Cariri (UFCA), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Os recursos destinados ao Ceará totalizam R$ 778,9 milhões, contemplando diferentes áreas da educação e saúde.

Durante o evento, foram firmados acordos e protocolos visando a expansão e consolidação das instituições de ensino, com destaque para investimentos na construção de novos hospitais universitários, ampliação de infraestrutura e criação de novos campi. Além disso, o presidente Lula participará da entrega de apartamentos no Residencial Cidade Jardim III, construídos com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, em mais uma iniciativa voltada para a promoção da inclusão social e do desenvolvimento regional.

Sair da versão mobile