POLÍTICA – Presidente convoca reunião para discutir novas regras da Meta para redes sociais após declarações polêmicas de Mark Zuckerberg.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião para debater as novas diretrizes apresentadas pela multinacional Meta, responsável pelas redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp. Em pronunciamento no Palácio do Planalto, Lula ressaltou a importância de preservar a soberania de cada país, destacando que não se pode permitir que algumas pessoas acreditem que têm o poder de ferir a soberania nacional.

As novas políticas de moderação de conteúdo anunciadas pelo dono da Meta, o bilionário Mark Zuckerberg, na última terça-feira, geraram preocupação e críticas. Entre as mudanças estão o fim do programa de checagem de fatos, o relaxamento nas restrições de temas como migração e gênero, e a promoção de conteúdo cívico. Estas alterações despertaram discussões sobre a responsabilidade das plataformas digitais em relação ao conteúdo disseminado.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira, já havia manifestado sua discordância em relação às novas regras, afirmando que elas podem comprometer a democracia. Da mesma forma, o secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brant, alertou para o desrespeito à soberania dos países por parte da Meta.

A decisão da multinacional Meta de implementar novas diretrizes também chamou a atenção de autoridades do Poder Judiciário. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enfatizou que a corte não permitirá que as plataformas digitais sejam utilizadas para disseminar discursos de ódio, nazismo, fascismo, misoginia, homofobia e anti-democracia.

Diante desse cenário, o presidente Lula se mostrou empenhado em discutir as consequências e desdobramentos das novas políticas da Meta, buscando garantir a preservação dos princípios democráticos e da soberania nacional. A reunião convocada por Lula demonstra a preocupação do governo brasileiro com as mudanças propostas pela multinacional e a necessidade de buscar soluções que protejam a integridade do ambiente digital e o interesse do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo