Fuad Noman assumiu a prefeitura da capital mineira em março de 2022, após a renúncia do então prefeito Alexandre Kalil, que decidiu concorrer ao governo estadual. Ele foi eleito vice-prefeito em 2020 e reeleito como prefeito no ano passado, com 53,73% dos votos válidos no segundo turno, derrotando o candidato Bruno Engler.
O prefeito enfrenta problemas de saúde desde meados do ano passado, quando foi diagnosticado com um linfoma não Hodgkin. Apesar do tratamento para combater a doença, Fuad Noman optou por manter sua candidatura à reeleição. Em outubro, ele anunciou a remissão total do câncer, mas desde novembro já foi internado quatro vezes, por diferentes motivos como dores nas pernas, pneumonia, diarreia e desidratação.
A posse do prefeito reeleito ocorreu de forma virtual devido à recomendação médica, e em sua recente aparição em vídeo, ele apresentou dificuldades para discursar. Pouco antes do comunicado sobre a nova internação, as redes sociais de Fuad Noman divulgaram informações sobre o rateio de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A equipe médica está acompanhando de perto a evolução do quadro de saúde do prefeito e novas atualizações sobre seu estado de saúde devem ser divulgadas em breve. A população de Belo Horizonte permanece em alerta e na torcida pela recuperação de Fuad Noman.