Com a possibilidade de a conclusão da votação do orçamento nos plenários do Congresso Nacional ser adiada para o mês de abril, devido à viagem programada ao Japão dos presidentes da Câmara e do Senado, espera-se que esse importante processo ocorra somente daqui a alguns dias. O presidente da CMO, deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI), justificou o atraso na votação como resultado dos diversos ofícios enviados desde a última sexta-feira pelo Ministério do Planejamento, sugerindo mudanças no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).
O senador Ângelo Coronel, relator do PLOA 2025, explicou que ainda aguarda um ofício do Executivo antes de concluir o processo. O novo cronograma envolve reuniões de líderes da CMO, apresentação e leitura do parecer do relator, abertura de prazo para destaques com pedidos de alterações no projeto pelos partidos e, finalmente, a votação da PLOA na CMO, marcada para a sexta-feira (21).
A previsão é de que a votação nos plenários seja transferida para a próxima semana, e o relator estima que a votação final ocorra na primeira semana de abril. Em meio a incertezas sobre a possibilidade de fechar o orçamento na próxima semana devido à viagem ao Japão dos presidentes das Casas legislativas, o senador Coronel expressou dúvidas, sugerindo que a votação ocorra somente a partir do dia 30 com o retorno dos presidentes.
O Orçamento de 2025, que deveria ter sido votado no final do ano passado conforme determina a Constituição Federal, acabou sendo adiado para este ano devido à falta de acordo entre os parlamentares. Agora, o processo segue em andamento, com expectativa de definição nas próximas semanas.