Figura proeminente do sistema judicial brasileiro, o Ministro Luis Roberto Barroso foi eleito para a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira, 9. Nesta nova função, que começa em setembro, Barroso liderará a mais alta instância do judiciário brasileiro pelo período de dois anos. O STF já confirmou a data da posse para o novo presidente em 28 de setembro deste ano.
Destacando-se pela condução de pontos de justiça cruciais, Barroso foi previamente nomeado vice-presidente do STF e, por isso, estava na linha de sucessão para o cargo de presidente. É importante ressaltar que sua eleição foram de maneira simbólica no plenário do STF.
No mês em que completa 75 anos, idade para aposentadoria compulsória – a ministra Rosa Weber será substituída por Barroso, após concluir seu mandato. A cadeira deixada por Barroso de vice-presidente será ocupada pelo próximo na linha de sucessão, o ministro Edson Fachin.
Com a eleição, Barroso manifestou o seu agradecimento e expressou gratidão para esta nova etapa que lhe foi confiada. “É uma grande honra liderar o Judiciário brasileiro. Tenho plena consciência do peso que essa responsabilidade carrega e espero honrar o cargo com humildade e dignidade”, reforçou.
A aposentadoria de Rosa Weber possibilitará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizar uma segunda indicação para o STF durante seu terceiro mandato, após ter já indicado o ministro Cristiano Zanin.