O Filac tem como objetivo principal promover o apoio e o desenvolvimento de 826 povos indígenas latino-americanos, totalizando uma população estimada em 58,2 milhões de pessoas. Essa conquista coloca Sonia Guajajara em uma posição de destaque na defesa dos direitos e interesses das comunidades indígenas, ampliando sua influência e atuação no cenário internacional.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores ressaltou a importância da atuação de Sonia Guajajara, afirmando que ela irá trabalhar em colaboração com governos e representações para promover o desenvolvimento dos povos indígenas, visando contribuir para uma sociedade mais justa, sustentável, equitativa e solidária.
Sonia Guajajara, pertencente ao povo Guajajara/Tenetehára e renomada ativista na luta pelos direitos dos povos indígenas, torna-se não apenas a primeira mulher indígena a ocupar o cargo de ministra de Estado, mas também uma importante voz na defesa das comunidades indígenas não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina e Caribe.
Com sua eleição para a presidência do Filac, Sonia Guajajara fortalece ainda mais sua posição como uma liderança de destaque no cenário internacional, ampliando sua capacidade de influenciar políticas públicas e promover o desenvolvimento sustentável das populações indígenas em toda a região.