De acordo com os dados divulgados, os prefeitos reeleitos representam 44,67% do total de candidatos a prefeito que saíram vitoriosos nas eleições de 2024. Os outros 55,33% dos eleitos serão responsáveis por conduzir novas administrações em suas respectivas cidades a partir de 2025. A sistematização dessas informações foi realizada pela equipe de tecnologia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com base nos dados oficiais do TSE, embora os números ainda possam sofrer alterações devido a decisões judiciais pendentes.
Destaca-se o desempenho dos prefeitos em diferentes estados. Em Roraima, por exemplo, os 10 prefeitos que buscaram a reeleição obtiveram sucesso, enquanto em Alagoas, apenas um dos 55 prefeitos não foi reeleito. Já São Paulo foi o estado com menor percentual de reeleitos, com 70,95% de sucesso.
Minas Gerais, o estado com maior número de municípios do país, também registrou um alto número de prefeitos buscando a reeleição: foram 455 candidatos, dos quais 375 (82,41%) garantiram mais quatro anos no cargo.
Os dados divulgados mostram a taxa de sucesso dos prefeitos que tentaram a reeleição em cada estado, variando de 64,33% em Santa Catarina a 100% em Roraima. Esses números refletem o cenário eleitoral e político atual do país, demonstrando o apoio da população a determinados prefeitos e o desejo de renovação em outros casos.