A mensagem enviada por Lula, um documento com mais de 600 páginas, apresenta uma visão detalhada da situação econômica, social e política do país, de acordo com o Poder Executivo. Lula destacou em seu discurso os avanços conquistados em seu governo, como a redução da pobreza e da desigualdade, o aumento dos salários, e a melhora na distribuição de renda.
Segundo o presidente, nos dois anos de seu mandato, o Brasil registrou os menores índices de pobreza da série histórica, com a extrema pobreza caindo para 4,4%. Além disso, mais de 24 milhões de brasileiros deixaram a situação de insegurança alimentar, levando o país novamente para fora do Mapa da Fome. Lula também ressaltou o crescimento econômico, os investimentos, o fortalecimento da indústria e do agronegócio, e a redução do desemprego.
A mensagem presidencial também abordou a reafirmação da democracia e a relação harmoniosa entre os Poderes. Lula destacou a importância da relação produtiva com o Congresso, que resultou na aprovação de projetos prioritários e medidas fiscais. O presidente ainda mencionou o protagonismo internacional do Brasil, destacando eventos importantes que serão sediados no país em 2025, como a Cúpula dos Brics e a COP30.
Para o futuro, Lula reafirmou o compromisso com o equilíbrio fiscal e a continuidade das medidas para a promoção do desenvolvimento econômico e social. Em resumo, a mensagem enviada ao Congresso Nacional ressaltou os avanços e conquistas do governo nos dois primeiros anos, além de destacar os planos e projetos para os próximos anos.
