POLÍTICA – Lula anuncia investimento de R$ 6,4 bilhões em expansão de farmacêutica em Minas Gerais durante evento histórico de saúde e negócios.



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou, em um evento realizado nesta segunda-feira (7), a capacidade do Brasil em atrair investimentos de empresas estrangeiras, destacando a estabilidade política, jurídica e econômica do país. Durante o anúncio da expansão da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk em Montes Claros, Minas Gerais, Lula ressaltou que o governo brasileiro cria oportunidades para negócios e investimentos.

Lula também mencionou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) como um grande cliente do setor farmacêutico no país, reforçando que a estabilidade social e a previsibilidade do mercado são fatores atrativos para empresas como a Novo Nordisk, que está investindo significativamente no Brasil.

A expansão da planta industrial da Novo Nordisk visa aumentar a capacidade de produção de tratamentos para pessoas com obesidade, diabetes e outras doenças crônicas graves. Com um investimento de R$ 6,4 bilhões, a empresa está realizando o maior investimento individual de uma empresa privada farmacêutica na história do Brasil, como destacou o presidente Lula.

Além disso, Lula ressaltou as políticas de diversidade da empresa, que garantem empregos para mulheres, negros, pessoas com deficiência e LGBTQIA+, evidenciando o compromisso da Novo Nordisk com a inclusão e a igualdade de oportunidades.

A ampliação da unidade em Montes Claros incluirá novos processos de produção, armazém, laboratório de controle de qualidade e tecnologia avançada. Atualmente, a empresa gera 2,65 mil empregos diretos e indiretos na cidade mineira, com a expectativa de geração de mais 600 novos empregos diretos com a expansão.

A Novo Nordisk é uma importante fornecedora global de insulina e medicamentos para o tratamento de hemofilia, atendendo pacientes em mais de 70 países ao redor do mundo. A empresa já está presente no Brasil desde 1990, com escritório administrativo em São Paulo e unidade de produção em Montes Claros.

No mesmo evento, o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin receberam doses da vacina contra a gripe, marcando o início da campanha nacional de vacinação. A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários, incluindo crianças, idosos e gestantes, visando reduzir os casos graves e óbitos relacionados à doença.

Com a expectativa de conclusão das obras de ampliação da Novo Nordisk em 2028, o investimento da empresa reforça a confiança no potencial econômico e na estabilidade do Brasil como um destino para investimentos estrangeiros.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo