POLÍTICA – GT interministerial é criado para promover desenvolvimento territorial com participação social e educação popular nas políticas públicas.

Um grupo de trabalho interministerial foi criado pelo governo federal para promover o desenvolvimento territorial e estimular a participação social e a educação popular na elaboração das políticas públicas. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11).

O objetivo do GT Territórios e Participação Social nas Políticas Públicas do Governo Federal é estabelecer diretrizes, orientações e estratégias para buscar soluções, força de trabalho e fortalecer as economias locais, por meio de ações construídas em conjunto com as comunidades.

Para isso, o grupo irá elaborar um relatório em um prazo de 90 dias, indicando caminhos para o aprimoramento das políticas de desenvolvimento territorial. Esse relatório será entregue ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

A coordenação do GT será realizada pela Secretaria Nacional de Participação Social e contará com dois representantes titulares do Conselho de Participação Social e um da Secretaria-Executiva. Além disso, também haverá representantes da Casa Civil, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e dos ministérios da Saúde, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Desenvolvimento e Assistência Social, Cidades e Integração e Desenvolvimento Regional.

Servidores de outros órgãos da administração pública e especialistas com conhecimento reconhecido poderão ser convidados para participar dos debates e contribuir com assessoramento técnico nas reuniões que irão ocorrer a cada 15 dias.

Durante esses encontros, o grupo irá realizar estudos técnicos e elaborar diretrizes para integrar a participação social com a educação popular nas políticas públicas. Além disso, serão propostas estratégias para a territorialização das ações do governo federal. Também serão apresentadas propostas para a edição de atos e orientações relacionadas aos temas em discussão.

Com a criação desse grupo de trabalho, espera-se uma maior integração entre o governo federal e as comunidades, promovendo uma participação efetiva da sociedade no desenvolvimento de políticas públicas e fortalecendo as economias locais.

Sair da versão mobile