O acordo firmado no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) estabelece uma concessão com duração de 30 anos, que permitirá não apenas a compra dos novos veículos, mas também a execução de diversas obras civis. Para o próximo ano, está previsto um investimento inicial de R$ 57 milhões, que será utilizado na recuperação de estações e na melhoria das condições de segurança e conforto nos trens e metrôs.
Em sua fala, Lula enfatizou a importância do transporte público de qualidade, destacando que proporcionar ao cidadão uma opção de mobilidade eficiente e confortável é fundamental para o seu dia a dia. “Queremos garantir que todos tenham o direito de sair de casa pela manhã e encontrar um transporte adequado para seu trabalho”, afirmou o presidente. O projeto também visa a transferência de ativos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para o governo estadual, com o respaldo de estudos realizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O ministério das Cidades, liderado por Jader Filho, confirmou que as ações para a melhoria das estações já podem ser iniciadas. Entre as inovações propostas, está um sistema integrado de pagamento, que permitirá que passageiros utilizem diferentes meios de transporte em um único trajeto com tarifa única. Isso facilitará o transporte de uma ponta à outra da cidade por um período de duas horas com apenas uma passagem.
Além disso, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, comprometeu-se a trabalhar com o governo estadual para viabilizar a aquisição de pelo menos 100 ônibus elétricos, proporcionando conforto e eficiência à população durante as intervenções nas linhas de metrô.
A rede metroferroviária da região metropolitana do Recife, que inclui 71,4 km de trilhos, cinco linhas e 37 estações, atualmente transporta entre 160 mil e 180 mil passageiros diariamente, e as melhorias prometem elevar ainda mais a qualidade do serviço oferecido.










