Fátima Bezerra afirmou que a punição não é uma questão de vingança, mas sim um ato pedagógico, necessitando que os responsáveis respondam pelos seus atos. Ela também ressaltou que o evento marcava a volta da normalidade democrática e o respeito às instituições, simbolizando a retomada do pacto federativo no país.
A governadora falou em nome dos demais governadores do país, representando o Fórum Nacional dos Governadores. O presidente do colegiado, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, estava ausente devido a férias no exterior. Vale lembrar que Ibaneis foi afastado do cargo de governador por 90 dias, decisão que foi posteriormente revertida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Além de Fátima Bezerra, o evento contou com a presença dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; e do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso. Também estiveram presentes parlamentares, ministros, ex-ministros e representantes da sociedade civil.
Durante seu discurso, a governadora destacou que o 8 de janeiro foi um dos episódios mais infelizes da história brasileira e que é crucial lembrar desse evento para que não se repita no futuro. A importância de manter a normalidade democrática e o respeito às instituições foi ressaltada por Fátima Bezerra.
O evento também teve como objetivo marcar um ano dos ataques, invasão e depredação dos prédios e do patrimônio público, reafirmando o compromisso com a democracia e a institucionalidade do país.