POLÍTICA – Fim do Prazo: Partidos Definem Candidatos para Eleições Municipais de 2024 Hoje



 

Termina nesta segunda-feira (5) o prazo para que todos os partidos e federações realizem suas convenções a fim de escolher os candidatos que disputarão as eleições municipais de 2024, previstas para outubro. Em tempos de eleições, a convenção partidária é um passo fundamental para o registro oficial de candidaturas, pois é nesses encontros que os nomes são formalmente apresentados e submetidos à apreciação das legendas. As convenções podem ocorrer de maneira presencial ou híbrida e sua organização segue o estatuto de cada partido ou federação, respeitando, portanto, as especificidades internas de cada agremiação.

Para partidos mais robustos e tradicionais, que possuem maior destaque e relevância no cenário político, as convenções são, muitas vezes, eventos que já começam com os principais nomes definidos. Nesses casos, as convenções funcionam quase como uma celebração, um momento de ratificação das candidaturas acordadas previamente entre os membros. Além da oficialização dos candidatos, as convenções também servem para deliberar sobre coligações eventuais, que são alianças estratégicas entre partidos visando fortalecer determinadas candidaturas.

De acordo com o regulamento eleitoral, cada partido, coligação ou federação pode lançar apenas um candidato para os cargos de prefeito e vice-prefeito em cada município. No caso dos vereadores, o número permitido é correspondente ao total de cadeiras disponíveis no município, com a adição de um candidato extra. Seguindo o calendário eleitoral, depois das convenções, os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar oficialmente todas as candidaturas perante a Justiça Eleitoral.

Até o momento, há um volume significativo de registros, totalizando quase 45 mil candidaturas para as eleições municipais deste ano. Essas cifras refletem o intenso movimento nos bastidores políticos e o grande número de aspirantes a cargos públicos em todo o país.

Neste ano, quase 156 milhões de eleitores brasileiros estão aptos a votar em 5.569 municípios, um número que reforça a magnitude e a importância do processo eleitoral no Brasil. Este cenário sublinha a relevância das convenções partidárias como uma etapa decisiva na consolidação da democracia, oferecendo aos eleitores a possibilidade de escolher entre uma variedade de candidatos formalmente investidos por seus respectivos partidos. A partir dessas definições, a campanha eleitoral ganha contornos mais concretos e a população começa a se posicionar diante das opções apresentadas para liderar os municípios pelos próximos anos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo