POLÍTICA – Eleitores de Analândia escolhem novo prefeito em eleição suplementar após cassação de mandato por dificultar o exercício do voto.

No próximo domingo (7), o eleitorado de Analândia, município localizado na região de São Carlos, interior paulista, terá a oportunidade de escolher um novo prefeito ou prefeita. A eleição foi convocada devido à cassação do prefeito e vice eleitos em 2020, por dificultarem o exercício do voto de parte da população, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o Código Eleitoral, eleições suplementares devem ser realizadas quando um candidato eleito em pleito majoritário perde o mandato por determinação da Justiça Eleitoral e ainda resta mais de seis meses de mandato. Neste caso, quatro chapas concorrem à Prefeitura de Analândia, sendo elas: Leandro Santrapio (MDB) e Doutor Cirinho (PSB) representando a Coligação Analândia para Todos; Odair Mistro com Giribi, ambos do PDT; o prefeito em exercício Rogerinho (presidente da Câmara) com Elaine Cabeleireira como vice, ambos do Republicanos; e Silvana Perin (Solidariedade) com Vrá Mascia (União Brasil) pela Coligação Analândia Feliz de Novo.

A diplomação do candidato eleito acontecerá em 10 de maio, com a posse prevista para o dia seguinte, 11 de maio. O vencedor governará até 31 de dezembro, quando será empossado o candidato eleito nas eleições municipais de 6 de outubro. Analândia possui um eleitorado de 4.552 pessoas e a votação ocorrerá das 8h às 17h, contando com dois locais de votação e 16 seções eleitorais.

A cassação do prefeito e vice ocorreu em 14 de dezembro de 2023, devido a ações que dificultaram o exercício do voto de eleitores e eleitoras. O Tribunal Superior Eleitoral considerou a instalação de barreiras físicas e sanitárias, que impediram parte do eleitorado de votar, como um abuso de poder político. A decisão do TSE foi tomada após um processo movido pelo Diretório Municipal do PSDB e por Silvana Perin, candidata ao cargo de prefeita no mesmo pleito.

Com isso, Analândia se prepara para um novo capítulo em sua história política, marcado pela escolha de um novo representante para comandar o município até o final de 2023. A população espera que o resultado das urnas traga estabilidade e prosperidade para a cidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo