POLÍTICA – Eleições suplementares em São Paulo: Mongaguá, Panorama e Bocaina escolherão novos prefeitos e vice-prefeitos no dia 8 de junho.

No próximo dia 8 de junho, os eleitores dos municípios de Mongaguá, Panorama e Bocaina, no estado de São Paulo, terão a oportunidade de escolher novos prefeitos e vice-prefeitos em eleições suplementares. Esses novos gestores serão responsáveis por administrar as cidades até o final do mandato em 2028.

Em Mongaguá, cerca de 50 mil eleitores estão aptos a votar, distribuídos em 17 locais de votação e 147 seções eleitorais. A nova eleição foi convocada após o indeferimento do registro de candidatura de Paulo Wiazowski Filho (PP) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março deste ano. O relator do caso, ministro André Mendonça, alegou que o ex-prefeito teve suas contas desaprovadas pela Câmara Municipal em 2012, o que configura ato doloso de improbidade administrativa e causa de inelegibilidade. Na eleição passada, em 2024, Wiazowski Filho e seu vice-prefeito receberam 42,47% dos votos.

Já em Panorama, o registro de candidatura de Edson de Assis Maldonado (Progressistas) foi indeferido em setembro de 2024 devido a uma condenação por crime de falso testemunho. Apesar da extinção da pena em 2021, Maldonado continua inelegível devido ao prazo de oito anos previsto na Lei da Ficha Limpa. Na última eleição, ele recebeu 35,63% dos votos.

Por fim, em Bocaina, o TRE-SP manteve o indeferimento do registro de candidatura de Moacir Donizete Gimenez (Republicanos) com base na Lei da Ficha Limpa. Gimenez foi condenado por ato de improbidade administrativa com má-fé e lesão ao patrimônio público. Na eleição anterior, Gimenez e seu vice-prefeito receberam 48,39% dos votos.

Dessa forma, os eleitores desses municípios terão a oportunidade de escolher novos representantes para conduzir a gestão local nos próximos anos. A decisão final estará em suas mãos no dia 8 de junho.

Sair da versão mobile