POLÍTICA – “Eleições Suplementares: Eleitores de Mongaguá, Panorama e Bocaina escolhem novos prefeitos após indeferimento de candidaturas em São Paulo”

Neste domingo, 8 de outubro, os cidadãos de Mongaguá, Panorama e Bocaina, municípios localizados no estado de São Paulo, voltam às urnas para a realização de eleições suplementares que visam escolher novos prefeitos e vice-prefeitos. Esta nova seleção eleitoral foi convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) depois que os registros dos candidatos que haviam sido eleitos em 2024 foram indeferidos.

A participação do eleitorado nos três municípios é estimada em cerca de 70 mil pessoas, que poderão exercer seu voto das 8h às 17h. A diplomação dos vencedores do pleito ocorrerá até 11 de julho, conforme determina a legislação eleitoral.

Em Mongaguá, a 189ª Zona Eleitoral, vinculada à cidade de Itanhaém, está encarregada da organização do processo eleitoral. A cidade contará com 17 locais de votação e 146 seções eleitorais. A disputa pela prefeitura ficou em destaque após a rejeição das contas do candidato eleito, Paulo Wiazowski Filho, do PP, pela Câmara Municipal em 2012. Recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou o cancelamento da sua candidatura, forçando a convocação de novas eleições. Desde então, a administração municipal tem sido comandada por Luiz Berbiz de Oliveira, presidente da Câmara Municipal, do partido União.

Os candidatos que concorrem em Mongaguá são Cristina Wiazowski, também do PP, com o vice Júlio Cezar de Carvalho Santos, do PDT, e Rodrigo Cardoso Biagioni, conhecido como Rodrigo Casa Branca, do União, que tem Renato Carvalho Donato como candidato a vice.

No município de Panorama, a organização do pleito fica a cargo da 175ª Zona Eleitoral, de Tupi Paulista, que disponibiliza seis locais de votação e 39 seções. O candidato eleito da última eleição, Edson de Assis Maldonado, do PP, teve sua candidatura indeferida devido a condenações relacionadas à Lei da Ficha Limpa. A disputa será entre Dr. Giulio Pires, do PL, com Valdez de Brito, do União Brasil, ao seu lado, e Daniel Genova, do PSB, acompanhado por Inês Francisca da Silva Chiararia, do Republicanos, que concorre ao cargo de vice.

Por último, em Bocaina, a 241ª Zona Eleitoral, de Dois Córregos, é a responsável pela execução das eleições, que ocorrerão em cinco locais de votação e 31 seções eleitorais. O ex-prefeito Moacir Donizete Gimenez, do Republicanos, foi afastado devido à condenação por improbidade administrativa. Quatro chapas estão registradas para a disputa: Caio Crepaldi e André de Moraes do MDB; Jonas Marques e Evandro de França Antunes, do PDT; Camila dos Santos e Marcos Antônio Bodin, do PL; e Roberto Donizete, do PV, junto de Marlene Aparecida Meleto Tosi Zanutto, do Republicanos.

Sair da versão mobile