POLÍTICA – Eleição para presidência do Senado e da Câmara agita o Congresso Nacional neste sábado em dia movimentado. Quias serão os escolhidos?



O Congresso Nacional terá um sábado movimentado, com a escolha dos próximos líderes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para o biênio 2025-2026. A eleição terá início às 10h no Senado e às 16h na Câmara. Além dos presidentes, serão definidos os vice-presidentes e secretários das duas Casas Legislativas.

No Senado, o processo de escolha do presidente terá início com uma reunião preparatória, onde os candidatos formalizam suas candidaturas na Secretaria-Geral da Mesa. Em seguida, o atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, apresenta as candidaturas ao plenário, que terão a oportunidade de discursar e apresentar suas propostas. A votação é secreta, feita em cabines com cédulas contendo os nomes dos candidatos, e o vencedor precisa obter maioria absoluta dos votos.

Até o momento, quatro senadores estão na disputa pela presidência do Senado: Davi Alcolumbre, Marcos Pontes, Marcos do Val e Eduardo Girão. O novo presidente assumirá imediatamente após a divulgação do resultado da votação, iniciando o processo de formação da Mesa Diretora.

Na Câmara dos Deputados, três candidatos já oficializaram suas intenções de disputar a presidência: Hugo Motta, Pastor Henrique Vieira e Marcel van Hattem. As candidaturas devem ser formalizadas até as 13h30 deste sábado, seguidas por uma reunião de líderes às 11h para a escolha dos membros da Mesa Diretora. A primeira sessão preparatória está marcada para as 16h, onde o vencedor precisará obter maioria absoluta dos votos para ser eleito em primeiro turno.

Os partidos poderão formar blocos para aumentar sua representatividade e participação na distribuição das presidências de comissões e da Mesa Diretora. O mandato terá duração de quatro anos para as comissões e de dois anos para a Mesa Diretora. O início da nova sessão legislativa está previsto para as 15h em uma sessão conjunta do Congresso Nacional.

Com informações das agências de notícias da Câmara e do Senado, o sábado promete ser decisivo para a política brasileira, com a definição dos novos líderes do Legislativo para os próximos dois anos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo