De acordo com a SSP, o homem estava armado e tentou fugir para um galpão nas proximidades, mas acabou confrontando os agentes, que reagiram. O policial atingido foi atingido no colete balístico e encontra-se em observação, realizando exames para avaliar sua condição. O suspeito responsável pelos disparos também foi atingido, mas não resistiu aos ferimentos. Ambos foram encaminhados à Santa Casa.
Durante a abordagem, os policiais apreenderam uma arma de fogo, uma mochila contendo entorpecentes e uma quantia em dinheiro com o homem. O caso foi registrado no 2º Distrito Policial (Bom Retiro) como tráfico de drogas, porém a investigação sobre a morte decorrente da intervenção policial será conduzida pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A SSP ressaltou que a PM também está apurando os acontecimentos.
A presença de ações violentas como essa na Cracolândia ressalta a gravidade da situação na região e a necessidade de intervenções efetivas por parte das autoridades. A violência e o tráfico de drogas têm sido recorrentes nesse local, que é conhecido pelo alto índice de usuários de entorpecentes e pelas condições precárias em que vivem. A polícia militar segue em alerta na região, intensificando as operações para combater a criminalidade e garantir a segurança dos cidadãos. A população local clama por soluções para esse problema que assola a região central da capital paulista.