Policiais alagoanos ministram instruções em curso de gestão de crise de segurança no Maranhão em parceria com a PM do estado.



Quatro policiais militares alagoanos estão participando ativamente do 1º Curso de Plano de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades, promovido pela Polícia Militar do Maranhão. Dentre eles, dois são integrantes da Chefia Especial de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Cheisp). O curso teve início na última segunda-feira (24) e tem previsão de término para a próxima sexta-feira (28).

A iniciativa, coordenada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM-MA, é fruto de uma parceria com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública. O principal objetivo do curso é capacitar os servidores de segurança pública em diferentes aspectos, proporcionando conhecimentos sobre o atendimento a crises de alta complexidade, domínio de cidades e o Plano de Defesa de Cidades no combate ao crime organizado.

Os policiais alagoanos, que possuem experiência no enfrentamento de ocorrências de alta complexidade, intensidade e baixa familiaridade, estão contribuindo com a formulação de um planejamento adequado para as forças de segurança locais. O tenente-coronel Raumário Jerônimo, chefe especial de Inteligência da SSP/AL, ressaltou a importância do compartilhamento de informações no combate ao crime.

Durante o curso, estão sendo ministradas disciplinas que abordam temas como Domínio de Cidades, Evolução dos Crimes Violentos contra o Patrimônio, Preservação de Local de Crime, Análise de Risco, Direitos Humanos e Legislação Aplicada. Além dos policiais alagoanos, a equipe de instrutores conta com integrantes da Polícia Federal, Polícias Militares de outros estados, policiais da PM-MA, bombeiros militares, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Ministério Público do Maranhão.

A solenidade de abertura do curso contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário de Segurança Pública maranhense, Maurício Martins. O evento reuniu representantes das forças de segurança, instituições financeiras e segurança privada. Para os participantes, a troca de conhecimento e experiências é fundamental para fortalecer a segurança pública e o combate à criminalidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo