A iniciativa, coordenada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM-MA, é fruto de uma parceria com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública. O principal objetivo do curso é capacitar os servidores de segurança pública em diferentes aspectos, proporcionando conhecimentos sobre o atendimento a crises de alta complexidade, domínio de cidades e o Plano de Defesa de Cidades no combate ao crime organizado.
Os policiais alagoanos, que possuem experiência no enfrentamento de ocorrências de alta complexidade, intensidade e baixa familiaridade, estão contribuindo com a formulação de um planejamento adequado para as forças de segurança locais. O tenente-coronel Raumário Jerônimo, chefe especial de Inteligência da SSP/AL, ressaltou a importância do compartilhamento de informações no combate ao crime.
Durante o curso, estão sendo ministradas disciplinas que abordam temas como Domínio de Cidades, Evolução dos Crimes Violentos contra o Patrimônio, Preservação de Local de Crime, Análise de Risco, Direitos Humanos e Legislação Aplicada. Além dos policiais alagoanos, a equipe de instrutores conta com integrantes da Polícia Federal, Polícias Militares de outros estados, policiais da PM-MA, bombeiros militares, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Ministério Público do Maranhão.
A solenidade de abertura do curso contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário de Segurança Pública maranhense, Maurício Martins. O evento reuniu representantes das forças de segurança, instituições financeiras e segurança privada. Para os participantes, a troca de conhecimento e experiências é fundamental para fortalecer a segurança pública e o combate à criminalidade.