A Polícia Civil (PC) está investigando uma suposta venda de carne de cachorro na Feira do Perde-Ganha, localizada no bairro da Levada, em Maceió. Um vídeo que circula nas redes sociais mostrou um homem oferecendo dois animais já sem a pele, sendo um deles dentro de um saco.
O vídeo, que teria sido feito durante a manhã do dia 6 de outubro, mostrava uma grande movimentação de pessoas e dois homens se questionando se os animais eram cachorros ou carneiros. De acordo com o delegado Robervaldo Davino, todas as pessoas ouvidas no local confirmaram que se tratava de carne de cachorro, apesar do homem que tentava fazer a venda afirmar que era carneiro.
A Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção a Animais, comandada por Robervaldo Davino, acompanhou uma equipe na manhã desta terça-feira até a feira. Será registrado um Boletim de Ocorrência (BO) e, a partir daí, será instaurado um inquérito, com a convocação de testemunhas para depor.
A venda de carne de cachorro é uma prática ilegal no Brasil, sendo considerada maus-tratos e violação das leis de proteção animal. A investigação da PC visa apurar a origem dos animais e identificar possíveis envolvidos na comercialização da carne.
Imagens de animais sem a pele sendo oferecidos para venda causaram indignação nas redes sociais, com diversas pessoas compartilhando o vídeo e exigindo medidas das autoridades para coibir esse tipo de prática bárbara e criminosa.
A Feira do Perde-Ganha, também conhecida como Feira do Passarinho, é um local tradicional em Maceió, onde diversos produtos são comercializados, inclusive animais vivos e alimentos. A presença da polícia no local é um sinal de que as autoridades estão atentas a possíveis crimes e infrações cometidas no estabelecimento.
A PC solicita que qualquer informação adicional sobre o caso seja repassada para as autoridades, a fim de contribuir com as investigações e evitar que mais animais sejam vítimas desse tipo de comércio ilegal e cruel. A proteção animal é um dever de todos e atitudes como essa não podem ser toleradas em uma sociedade civilizada.