As equipes da Polícia Civil estão empenhadas em desmantelar redes de violência e buscar a justiça para as vítimas idosas. Essa iniciativa é parte dos esforços para proteger os direitos básicos e fundamentais dessas pessoas. Além disso, contam com o apoio da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) para promover uma abordagem que não apenas reprime, mas também previne futuros casos de violência contra os idosos.
A delegada Rebecca Cordeiro destacou que algumas denúncias estão relacionadas a crimes ocorridos no interior e já foram encaminhadas para as delegacias respectivas, a fim de que sejam feitos os devidos levantamentos. Os principais crimes registrados em relação às pessoas idosas são maus-tratos e a retenção de bens ou rendimentos.
A polícia recebe essas denúncias através do disque 100 ou do disque 181 e realiza visitas aos locais para verificar a veracidade das acusações. Ao deflagrar a Operação Virtude, a Polícia Civil reafirma seu compromisso com a segurança e a justiça social.
A violência contra os idosos é um problema grave em nossa sociedade, e é fundamental que as autoridades estejam atentas e atuantes para combater esse tipo de crime e garantir a proteção dessa parcela da população. Ações como a realizada pela Polícia Civil são essenciais para conscientizar a população sobre a importância de respeitar e cuidar dos idosos, além de garantir que os agressores sejam punidos de acordo com a lei. É necessário o engajamento de toda a sociedade para combater a violência contra os idosos e criar um ambiente seguro e respeitoso para eles. A proteção dos idosos é uma responsabilidade de todos.