A ação teve início quando a equipe do 43° BPM – M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano) estava a caminho de outro atendimento e avistou dois homens guardando caixas em um veículo. Diante da atitude suspeita, os policiais decidiram realizar uma abordagem. Apesar de não terem encontrado nada irregular durante a revista inicial, os homens não souberam explicar a origem das mercadorias que estavam transportando.
Após uma verificação mais detalhada, os PMs descobriram que se tratava de uma carga roubada e que os suspeitos planejavam vender os produtos no centro de São Paulo. Ao todo, foram apreendidas 193 caixas contendo produtos químicos, eletrônicos, roupas e outros itens, que estavam armazenados em um imóvel na região. Além dos três homens detidos, a moradora do local também foi presa.
Todos os envolvidos foram encaminhados para o 73° Distrito Policial (Jaçanã) e autuados por roubo de carga e receptação, conforme informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Esta ação faz parte de uma série de operações realizadas na zona norte de São Paulo, que resultaram na desarticulação de quadrilhas especializadas em roubo de carga na região.
De acordo com o Comando de Policiamento de Área (CPA/M) 3, que abrange a região, somente entre outubro e novembro, quatro quadrilhas foram desmanteladas e pelo menos oito suspeitos foram presos. Além dos indivíduos detidos, foram apreendidos diversos veículos, armas de fogo, armadilhas de metal, bloqueador de sinal e coletes balísticos. Essas ações têm como objetivo combater o roubo de cargas e garantir a segurança na região norte da cidade de São Paulo.