A ação mobilizou mais de 300 agentes, entre oficiais e praças, que atuaram das 6h às 23h, expandindo a presença policial em locais estratégicos e cobrindo mais de 50% das escolas da capital, incluindo unidades estaduais e centros de educação. As equipes foram divididas em quatro grandes áreas de atuação, com policiamento a pé e motorizado.
O efetivo incluiu o deslocamento de todo o pessoal administrativo do Comando Geral e das 19 unidades do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), que foi especialmente mobilizado para essa operação. Durante a ação, foram realizados patrulhamentos ostensivos, abordagens preventivas e ações educativas, com a participação de 19 guarnições motorizadas.
A comandante do BPEsc, major Noemi Firmo, coordenou toda a operação e ressaltou o compromisso da Polícia Militar com a segurança da comunidade escolar. Segundo a major Firmo, a Operação Paz nas Escolas é uma resposta direta à missão da PM de proteger e servir, garantindo um ambiente seguro para o desenvolvimento dos estudantes.
Essa iniciativa tem sido bem sucedida em suas edições anteriores, realizadas nos meses de abril, junho e agosto do ano passado. A major Firmo enfatizou que a presença da polícia nas escolas não se limita a agir em situações de risco, mas também visa construir uma cultura de paz e respeito junto à comunidade escolar. A segurança, segundo ela, é uma construção coletiva e todos devem se unir nessa jornada.