Em Maceió, por volta de 12h30, militares do Batalhão de Polícia Militar de Rotam detiveram um homem de 49 anos de idade e apreenderam um revólver e uma carabina, ambas calibre 38. O flagrante ocorreu na Fazenda Santa Luzia, no município de Rio Largo, a partir de uma denúncia anônima indicando a localização de um indivíduo que estaria com uma arma de fogo na área externa de uma casa em uma estrada de barro. As equipes da Rotam Comando e Rotam 90, com apoio do Serviço de Inteligência, atuaram na ocorrência. O suspeito foi abordado, apresentou as duas armas, 12 munições e assumiu a propriedade dos itens ilícitos, sendo encaminhado à Central de Flagrantes.
No bairro da Cidade Universitária, guarnições do 14º Batalhão de Polícia Militar receberam a informação de que um homem estava em posse de uma arma de fogo. Os militares foram até o local indicado e encontraram o suspeito com uma pistola calibre 380mm com dez munições e 20 gramas de cocaína, resultando em sua detenção e condução para a Central de Flagrantes.
Em outra ação, a guarnição de Força Tarefa do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) recebeu denúncia de tráfico de drogas em uma residência no bairro do Prado, onde os militares abordaram um suspeito que foi flagrado com 28 bombinhas de maconha e R$ 520,00.
Já no interior do estado, em Colônia Leopoldina, uma equipe do 14° BPM foi acionada para uma situação em que um indivíduo estaria ameaçando moradores com uma arma de fogo na zona rural da cidade. Após buscas, o suspeito foi encontrado e detido, sendo encontrado com ele um revólver calibre 38 com seis munições. O homem confessou que queria matar um desafeto e que possuía outra arma de fogo em sua residência, resultando na apreensão de uma pistola calibre 3800mm com sete munições.
Por fim, no município de São Sebastião, a guarnição do Canil do 3° BPM estava em uma operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, quando em uma abordagem a um ônibus de transporte clandestino, vindo de Mato Grosso com destino a Arapiraca, um dos cães indicou uma bagagem com possível material ilícito. Ao averiguarem o conteúdo, foi encontrada uma espingarda calibre 32 com sete munições, resultando na detenção da proprietária da bagagem, uma mulher de 37 anos, que foi encaminhada para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Penedo e autuada pelo crime de posse ilegal de arma de fogo. As ações da Polícia Militar visam coibir o tráfico e o porte ilegal de armas, mantendo a segurança da população alagoana.