Polícia Federal e MP Estadual desenvolvem projeto para identificação de desaparecidos em Alagoas, garantindo respostas às famílias.

A Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público Estadual, vem desenvolvendo um projeto de grande importância para a sociedade alagoana, no âmbito da identificação de pessoas desaparecidas ou com indícios de desaparecimento dentro do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos de Alagoas (PLID-AL).

Através da coleta de dados e biometrias de indivíduos desaparecidos ou não identificados, é possível confrontar essas informações com os bancos de dados disponíveis, possibilitando assim a sua identificação e posterior auxílio na localização de seus familiares.

No mês de maio, os Papiloscopistas Policiais Federais do Núcleo de Identificação (NID) de Alagoas foram acionados pelo PLID-AL para realizar a coleta da biometria facial e papiloscópica de três pacientes internados em hospitais do estado, com o objetivo de desvendar suas verdadeiras identidades.

Após intensos esforços da equipe hospitalar para identificar os pacientes, no dia 13 de maio, os Papiloscopistas realizaram a coleta da biometria de um paciente internado no Hospital Médico Cirúrgico, porém a identificação ainda não foi confirmada. No mesmo dia, foi coletada a biometria do paciente da UTI do Hospital Geral do Estado (HGE).

Após consultas aos bancos de dados, os Papiloscopistas conseguiram identificar o paciente. No dia 14 de maio, os profissionais deslocaram-se até o Hospital Regional de União dos Palmares para identificar um terceiro paciente, que apesar de estar consciente, encontrava-se com dificuldades de comunicação e discernimento. Com o registro das impressões digitais, foi possível localizar o registro civil nas bases de dados pesquisadas, possibilitando a sua identificação.

Graças ao apoio do PLID-AL, o NID de Alagoas tem obtido sucesso ao entregar resultados à sociedade alagoana, oferecendo respostas que tranquilizam as famílias e proporcionando soluções para casos de pessoas desaparecidas.

Essas ações demonstram o compromisso e a eficiência da Polícia Federal e do Ministério Público Estadual no trabalho de identificação e localização de desaparecidos, contribuindo significativamente para a resolução desses casos e trazendo alívio para os familiares envolvidos.

Sair da versão mobile