Polícia Federal do Brasil e Espanha Intensificam Cooperação em Segurança Pública durante Cúpula Bilateral em Barcelona

Na última sexta-feira, 17 de abril, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, participou de um importante encontro com a secretária de Estado da Segurança da Espanha, Aina Calvo Sastre. A reunião, realizada no Palácio de Pedralbes em Barcelona, teve como objetivo discutir a ampliação das cooperações entre a PF e as instituições de segurança pública espanholas. Este encontro faz parte da 1ª Cúpula Bilateral entre Brasil e Espanha, que também contou com a presença do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez.

Durante a reunião, diversas questões cruciais foram abordadas. Uma das principais pautas foi a participação da Polícia Federal no European Operational Taskforce, que é coordenado pela Polícia Nacional da Espanha e que opera na cidade de Málaga. Os representantes discutiram também a possibilidade de colaboração da Espanha com o recém-inaugurado Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI) da Amazônia, localizado em Manaus. Além disso, a criação do Centro Nacional de Triagem de Notificações, conforme o decreto que regulamenta o Estatuto da Criança e do Adolescente Digital (ECA Digital), foi um dos pontos destacados.

Os resultados da cooperação internacional foram exaltados por ambas as partes. Um feito recente mencionado foi a apreensão de uma embarcação semissubmersível com quase 10 toneladas de cocaína, que estava sendo transportada com destino à Europa. Esta ação foi fruto de uma colaboração entre a Polícia Federal e autoridades de segurança de outros países. Outro aspecto relevante abordado foi o compartilhamento do sistema Rapina, desenvolvido pela PF para investigar crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes. Esse sistema será adotado pelas polícias espanholas, ampliando assim a troca de informações entre os dois países.

Andrei Rodrigues enfatizou que a relação entre Brasil e Espanha transcende aspectos culturais e econômicos, atingindo também a esfera da segurança pública. Ele destacou que a participação da PF em redes de investigação e centros integrados na Espanha reflete esse engajamento. Essa troca é complementada pela presença de adidantes de segurança de ambos os países, como na Embaixada da Espanha no Brasil e na embaixada brasileira em Madri.

A integração das forças de segurança é vital, especialmente diante do aumento da colaboração entre redes de crime organizado em uma escala global. Como concluiu Rodrigues, a cooperação internacional se tornou um elemento essencial para o combate eficaz ao crime, destacando a importância do trabalho em conjunto para enfrentar os desafios contemporâneos na área da segurança.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo