Ao longo do período festivo, a Polícia Civil terá a atuação de 13 delegacias plantonistas. Além da Central de Flagrantes de Maceió, a polícia estará mobilizada nas delegacias regionais de Novo Lino, Viçosa, Penedo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Barra de São Miguel, Murici, Maragogi e Pão de Açúcar. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Capital funcionará em plantão diário, atendendo também as ocorrências registradas na cidade de Rio Largo.
Uma novidade este ano é a criação de centrais de registros de Boletins de Ocorrência (BO’s) que funcionarão na Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur), no bairro da Jatiúca (Maceió) e nas delegacias de Marechal Deodoro, Paripueira, São Miguel dos Milagres, Coruripe e Piranhas. Estas centrais atenderão em plantões de 24 horas.
Além disso, o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher, localizado no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro de Mangabeiras, atenderá todos os dias de Carnaval, as ocorrências da capital relativas a casos de violência doméstica e familiar contra mulheres.
A Polícia Civil ainda informou que durante o período carnavalesco, estarão de prontidão a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) e o Tigre (Tático do Core, a Coordenadoria de Recursos Especiais). Conforme o plano operacional, as atividades da Polícia Judiciária em Alagoas serão iniciadas às 8 horas do dia 9 de fevereiro (sexta-feira) com término previsto para as 8 horas do dia 15 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas). Todos os dias haverá um diretor de plantão para atender os casos que surgirem.
Em pronunciamento, o delegado-geral Gustavo Xavier afirmou que o objetivo desse plano é oferecer completa segurança aos festejos carnavalescos em Alagoas, tanto aos alagoanos como aqueles que nos visitam, conforme é a orientação do secretário Flávio Saraiva e determinação do governador Paulo Dantas. “Esperamos que os festejos carnavalescos transcorram em absoluta paz em Alagoas, mas se for necessário a Polícia Civil estará pronta a dar cumprimento à lei, reprimindo a criminalidade”, acrescentou o delegado.