Polícia Científica de Alagoas realiza perícia em veículo com queixa de roubo registrado após compra



A Polícia Científica de Alagoas foi acionada nesta quinta-feira (5) para realizar uma perícia de constatação na Central de Flagrantes após a apreensão de um veículo com queixa de roubo. A ocorrência chamou a atenção pela sua inusitada situação.

Segundo informações do Instituto de Criminalística (IC), o motorista que dirigia o veículo informou à Polícia Militar que havia comprado o carro em uma empresa em Pernambuco no dia 4 de julho. No entanto, havia um boletim de ocorrência de furto registrado no dia 1º de agosto, quase um mês após a compra.

Os peritos criminais Nivaldo Cantuária, do Núcleo de Perícia Veicular, e Carlos Robério, plantonista externo do IC, realizaram a análise do veículo. Os especialistas examinaram os dispositivos de segurança, as etiquetas de identificação e o número do motor, entre outros itens, para confirmar a originalidade do veículo em relação à sua documentação oficial.

“Ao analisar os caracteres de acordo com os dados que constam na documentação original, podemos confirmar se o veículo é de fábrica ou se é um clone”, explicou Carlos Robério.

Cantuária ressaltou que o registro de clonagem veicular em Alagoas é baixo em relação a veículos de passeio, sendo as motos o principal alvo desses crimes. “No caso do veículo apreendido, o exame pericial constatou que ele é original de fábrica e não um clone. O resultado da perícia foi informado à Polícia Civil para que eles possam investigar o registro de roubo”, afirmou.

Apesar de ser um caso atípico, no qual a compra foi realizada em uma loja e posteriormente houve o registro de roubo, os peritos criminais alertaram sobre os cuidados na aquisição de um veículo. Além da parte mecânica, é fundamental verificar se existe alguma ocorrência policial relacionada ao veículo e realizar uma análise completa da sua originalidade, estrutura, histórico e documentação, a fim de evitar cair em golpes de venda de carros clonados ou roubados.

Portanto, é importante que os consumidores estejam atentos a essas recomendações para garantir a segurança na aquisição de um veículo e evitar transtornos futuros. A Polícia Científica continuará trabalhando para combater crimes como esse e garantir a tranquilidade da população alagoana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo