Poesia de Berimbau, música em homenagem a Naná Vasconcelos, dá nome ao show de lançamento do disco Catimbau, primeiro trabalho solo do artista pernambucano Cacau Arcoverde. Com 32 anos de trajetória como percussionista e produtor musical, o artista, que também é luthier, celebra o momento com apresentações em cidades representativas na sua vida, onde irá apresentar o repertório do disco com banda e convidados. Maceió está no roteiro artístico e afetivo do artista, que convidou a Mestra Zeza do Coco e Telma César para uma participação especial no show, que será no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, dia 12 de dezembro. O show, com classificação etária livre, tem acessibilidade em libras e entrada gratuita mediante doação de 1kg de alimento não perecível e retirada de ingressos no Sympla.
Antes, às 14h, Cacau Arcoverde, músicos da banda e as convidadas participam de uma roda de conversa no mesmo local do show, com entrada gratuita.
“O repertório do disco e do show Poesia de Berimbau faz um recorte da minha vivência musical ancestral e contemporânea”, destaca Cacau. A cidade onde nasceu, Arcoverde, no Sertão Pernambucano, reconhecida pela riqueza cultural, e o seu pai, tiveram um papel determinante no caminho musical. Entre 10 e 11 anos começou a tocar na Escola de Samba Tamborins de Ouro e também na Banda Marcial da Escola Carlos Rios, junto com o irmão, levados pelo pai. E daí não pararam mais.
Além debrincante, percussionista, produtor musical e fonográfico, Cacau Arcoverde coordena oficinas de ritmos brasileiros dentro e fora do Brasil. Trabalha ritmos da Cultura Popular e o Afro-Brasileiros desde os 11 anos de idade e profissionalmente há 32 anos. Fez participações em shows de vários artistas, entre os quais Zabé da Loca, Paulo Moura, Dominguinhos, Maestro Mozart Vieira, Cátia de França, Orquestra de Pífanos de Caruaru. Há 26 anos coordena os projetos musicais Jaraguá Mulungu e Conexão Catimbau. Por meio da Web Rádio Catimbau divulga artistas da música tradicional e contemporânea autoral de Pernambuco. Em parceria com o Maestro Ademir Araújo faz a coordenação, curadoria e apresentação do Programa A Voz do Frevo – Vozes da Salvaguarda do Frevo na Rádio Frei Caneca FM.
Convidadas – Mestra Zeza do Coco é patrimônio vivo do estado de Alagoas desde 2015. Dedica-se ao canto e dança do coco de roda de raiz desde os cinco anos de idade, em 1960, quando acompanhava seus pais nas tapagens das casas de taipa, em fazendas Zona da Mata Alagoana. Em 1975 participou da fundação do grupo de pagode “Comigo Ninguém Pode”, junto com a Mestra Maria Hilda, sua sogra, com quem dividiu participações e apresentações em festivais culturais em Alagoas, Ceará, Paraíba e Pernambuco.
Telma César é cantora, compositora, dançarina e coreógrafa alagoana. Sua trajetória é marcada pela relação profunda com os ritmos e cantos da tradição popular alagoana. Sua formação se fez no aprendizado com artistas alagoanos, destacando-se Mestre Verdelinho e as mestras Hilda Maria da Silva, Maria do Carmo Barbosa e Virgínia Moraes, esta última, sua principal referência na arte da cantoria. Foi uma das fundadoras da banda Comadre Florzinha no Recife do final dos anos de 1990, na qual atuou como cantora, compositora e percussionista.
Berimbau – O repertório do show Poesia de Berimbau é composto pelas músicas do disco Catimbau, algumas feitas em parceria com o produtor musical e músico Luiz Brasil, que também assina o arranjo das composições. São 13 faixas onde o artista celebra e perpetua as origens ancestrais do Samba de Coco, do Aboio, Maracatu de Baque Solto, Maracatu Nação de Baque Virado, da Rabeca, da Sanfona, em diálogo com a música contemporânea.
Banda – No show Poesia de Berimbau, Cacau Arcoverde assume os vocais, sintetizadores, tamancos de coco e a caixa de alquimia musical (Ambox), com samplers de Naná Vasconcelos, Lula Calixto, entre outros. A banda que o acompanha no disco e no show é formada por Jefferson Cupertino (baixo), Breno Lira (guitarra e violão de 12 cordas), Lula Moreira (percussão), Canindé Guara (rabeca), Tomás Melo (percuteria) e Júlio César (sanfona).
Poesia de Berimbau é um projeto cultural contemplado com o Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco – FUNCULTURA PE. A direção artística é de Cacau Arcoverde (Estrela Edições e Produções) e a produção executiva de Alexandre Araújo (Plural Projetos e Produções Artística).
SERVIÇO – SHOW POESIA DE BERIMBAU com Cacau Arcoverde e convidadas
Local: Teatro de Arena Sérgio Cardoso (Travessa Dias Cabral, 112-176 – Centro, Maceió)
Data/hora: sexta-feira (12 de DEZEMBRO) às 20h
Ingressos: 1 kg de alimento não perecível + retirada de ingressos no Sympla no Link: https://www.sympla.com.br/evento/poesia-de-berimbau-teatro-de-arena-sergio-cardoso-maceio-al/3233550
RODA DE CONVERSA ÀS 14H COM ENTRADA GRATUITA.
Classificação etária: Livre
Mais informações: @poesiadeberimbau

*Com assessoria








