O desembargador Fernando Tourinho, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, será responsável por julgar os casos urgentes que chegarem ao segundo grau de jurisdição, no período de 22 a 26 de junho. Já o vice-presidente Orlando Rocha assume o plantão no período de 27 de junho a 1º de julho.
Em Maceió, durante a primeira semana do recesso, a juíza Isabelle Coutinho Dantas Sampaio ficará responsável por atender as demandas cíveis, enquanto o juiz Luciano Andrade de Souza atenderá os casos criminais. Na segunda semana, o magistrado Jamil Amil Albuquerque de Hollanda cuidará dos casos urgentes na área cível, e o juiz Rafael Maia Correia atenderá os casos criminais.
No interior do estado, as comarcas de Rio Largo, São Miguel dos Campos, Arapiraca, Girau do Ponciano, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Coruripe, Piaçabuçu, Colônia Leopoldina e União dos Palmares serão as sedes dos plantões das cinco circunscrições judiciárias.
O recesso forense está previsto no artigo 37 da Lei nº 6.564, que dispõe sobre o Código de Organização Judiciária. Durante esse período, a população poderá contar com a atuação dos magistrados de plantão para garantir a continuidade dos serviços essenciais de Justiça.