Vistorias continuam em todos os mercados para orientar o consumidor sobre os melhores locais para realizar compras

Os consumidores que frequentam o Mercado da Produção, no bairro da Levada, já contam com 23 estabelecimentos que receberam o selo “Pode comprar aqui”, concedido pela Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) para locais que cumprem as normas de higiene, limpeza e organização.
Hoje (23), técnicos da Visa voltaram ao Mercado para novas vistorias e também para averiguar se novos estabelecimentos estão aptos a receber o selo. O adesivo é uma garantia da qualidade do serviço prestado, dos produtos comercializados, do armazenamento e das condições do estabelecimento em relação a aspectos que incluem até mesmo a infraestrutura do local.
De acordo com o coordenador geral da Visa, Airton dos Santos, a distribuição dos selos não é um processo rápido, pois depende de uma avaliação minuciosa dos critérios exigidos pelo Código Sanitário.
“O selo não pode ser dado a qualquer comércio. Verificamos se o alimento tem origem comprovada, fazemos vistoria interna e externa, observamos se os funcionários usam uniforme, as condições do piso, do teto, entre outros”, explica.

Quem recebe o adesivo comemora a ação e ressalta a importância da fiscalização nos mercados. “Traz uma segurança para nós e para os clientes”, destaca o comerciante Eduardo.
Novas vistorias
No Mercado do Tabuleiro do Martins, apenas dois permissionários ganharam o selo durante as primeiras visitas da Vigilância Sanitária. O local passa por mutirão de limpeza e desinfecção esta semana para melhorar as condições oferecidas a vendedores e consumidores, mas em troca, a Prefeitura vai reforçar a cobrança por adequação às normas sanitárias.
Após o fim da limpeza, os fiscais voltam ao local para novas vistorias, e mais comerciantes podem receber a comprovação de qualidade.

“Trata-se de uma recomendação da Prefeitura para que os consumidores saibam onde podem comprar com segurança”, afirma Airton dos Santos.