Plataforma inovadora disponibiliza anais de eventos científicos em Alagoas, impulsionando a produção e disseminação de conhecimento.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas lança plataforma digital de divulgação científica

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), em parceria com o Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Alagoas (POP/AL) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL), anunciou o lançamento de uma plataforma inovadora de divulgação de trabalhos científicos e espaço digital de conferências. O objetivo é fortalecer a memória científica do estado e incentivar a produção de novos conhecimentos.

O Portal de Conferências em Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas é uma ferramenta pioneira voltada para o armazenamento e organização de trabalhos acadêmicos produzidos em eventos realizados na região. Além de preencher uma lacuna nos encontros científicos, a plataforma amplia a capacidade de Alagoas de integrar dados relevantes para pesquisas futuras.

O evento piloto para o projeto foi o VI Seminário Integrado de Tecnologia da Informação (SITI), realizado em Maceió entre 7 e 11 de outubro de 2024. Coordenado por Rosaline Mota, do PPGCI, o SITI foi fundamental para avaliar a disponibilização dos anais em um novo site com mais funcionalidades.

O Portal, construído com base na tecnologia Open Journal Systems (OJS), é fruto de uma parceria estratégica entre as instituições e o PPGCI. Com o apoio técnico do grupo de pesquisa Observinter, a eficácia da ferramenta foi comprovada ao centralizar os trabalhos em um ambiente único, acessível e permanente.

Além de armazenar contribuições de eventos, o portal oferece uma nova possibilidade de gestão e análise estratégica para a Fapeal. A disponibilização desses indicadores pode ser um norte para investimentos e estratégias de novos editais, fortalecendo a missão da instituição de contribuir para a formação de recursos humanos e o desenvolvimento da ciência no estado.

Para Rosaline Motta, coordenadora do PPGCI, a plataforma é essencial para fortalecer a memória científica e contribuir para a produção de novos conhecimentos em Alagoas. Já Edivanio Duarte, idealizador do portal e coordenador do Observinter, destaca que a iniciativa vai além de uma mera organização dos anais, consolidando uma rede de colaboração que promove maior impacto na produção científica local.

Com uma equipe técnica especializada e infraestrutura robusta, a Fapeal garantiu que a plataforma atendesse aos padrões internacionais de indexação e acessibilidade. Isso reflete a força da cooperação entre a Fapeal, o POP/AL e o PPGCI, trazendo maior visibilidade às produções científicas de Alagoas.

Além disso, o suporte técnico e a infraestrutura necessária para o funcionamento do portal foram disponibilizados sem custo adicional para os organizadores de eventos. O projeto já apresentou resultados práticos, com pesquisas indexadas em bases de dados renomadas, como a BRAPCI e o Google Acadêmico.

A plataforma, que pode ser acessada no link https://observinter.al.org.br/, representa um avanço significativo para a ciência em Alagoas e promete contribuir para o desenvolvimento do estado por meio da produção e disseminação de conhecimento científico.

Sair da versão mobile