De acordo com o levantamento, 67% dos entrevistados em Alagoas planejam gastar até R$300 em presentes este ano. Além disso, a maioria pretende presentear até cinco pessoas, com destaque para filhos (33%) e pais ou mães (26%) como os mais lembrados na hora de presentear.
A pesquisa, que contou com a participação de 537 pessoas, principalmente jovens (78% até 35 anos), também mostrou uma mudança no comportamento de compra. Apesar de as lojas físicas ainda serem a preferência para 48% dos entrevistados, houve uma queda em comparação ao ano anterior, indicando um possível crescimento nas compras online ou em outros canais.
No quesito de produtos mais procurados, roupas e calçados lideram a lista com 27%, seguidos por brinquedos com 21%. O levantamento também apontou um aumento no uso de pagamentos digitais, com o Pix sendo a forma de pagamento mais mencionada (37%).
Além das intenções de consumo, a pesquisa também buscou entender como os alagoanos planejam celebrar o Natal. A maioria optou por comemorações em casa, com quem já mora no mesmo lar (37%), enquanto 36% pretendem passar a data com familiares e amigos próximos.
Realizado entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro, os participantes da pesquisa foram recompensados com bônus de dados por sua participação. Esses dados indicam um Natal com pautas de presentes, comemorações e formas de pagamento que refletem as tendências atuais dos consumidores alagoanos para a data festiva.