PL ocupará vice-presidência em ambas as Casas Legislativas; sem presidência. Altineu Cortês e Eduardo Gomes serão os representantes do partido.

O partido PL, o qual tem como figura central o ex-presidente Jair Bolsonaro, não conquistará a presidência nem da Câmara dos Deputados, nem do Senado Federal. No entanto, a legenda terá representantes ocupando a vice-presidência em ambas as casas legislativas.

No Senado, o PL é a segunda maior bancada, perdendo apenas para o PSD. Na Câmara dos Deputados, o partido possui o maior número de parlamentares, com um total de 92, ficando atrás somente dos blocos partidários.

Além disso, em ambas as casas legislativas, serão indicados dois parlamentares que não estão alinhados com a ala bolsonarista do partido. Na Câmara, o escolhido para ocupar a 1ª vice-presidência é o deputado Altineu Cortês (PL-RJ), atual líder da sigla. Altineu é reconhecido por seu diálogo com diferentes grupos dentro e fora do partido, incluindo legendas mais à esquerda. Ele também assumirá a suplência da presidência do Congresso.

No Senado, o representante escolhido será o senador Eduardo Gomes (PL-TO), que já foi líder do governo Bolsonaro no Congresso. Gomes também é conhecido por sua postura aberta ao diálogo com todas as siglas presentes na Casa.

As eleições para a presidência da Câmara e do Senado estão agendadas para este sábado (1º/2). Os eleitos para liderar o Legislativo são o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Assim, apesar de não ocupar as presidências, o PL terá representantes importantes na vice-presidência das duas casas legislativas, mantendo assim sua influência no cenário político nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo