Pioneirismo do Cosems-AL no Intercâmbio Regional com outros Conselhos de Saúde é destaque em evento no RN.







Pioneirismo do Cosems-AL em promover a segunda edição do Intercâmbio Regional

Pioneirismo do Cosems-AL em promover a segunda edição do Intercâmbio Regional

Por Nome do Jornalista – Data da Publicação

O pioneirismo do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) em promover a segunda edição do Intercâmbio Regional com outros Conselhos foi a tônica do evento que começou nesta quinta-feira, 18, em Natal, Rio Grande do Norte, em parceria com a Diretoria dos respectivos Conselhos do RN e Tocantins. Além dos membros da diretoria, o restante da equipe técnica do Cosems-AL também contribuiu com as discussões que seguem até esta sexta-feira.

O presidente do Cosems-AL, Rodrigo Buarque, diretor de Relações Institucionais Parlamentares do Conasems, enfatizou a importância do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e defendeu a parceria efetiva da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), sobretudo no que diz respeito à termos de cooperação financeira. A presidente do Cosems-RN, Eliza Soares, e o presidente do Cosems-TO, Iatha Anderson, também elogiaram a iniciativa do Cosems-AL.

Encontro do Cosems-AL

Eliza Soares destacou a inovação do Cosems-AL em trocar ideias com outros estados, proporcionando uma nova forma de pensar o planejamento do SUS. Já Iatha Anderson considerou a possibilidade de levar a mesma estratégia de discussões da saúde pública para a sua região, uma vez que, segundo ele, a metodologia promove a oportunidade de aprimorar o sistema através do aprendizado mútuo.

Kátia Betina, secretária executiva do Cosems-AL, detalhou o significado do planejamento da saúde, ressaltando a importância do protagonismo dos gestores nessa construção. Joelson Lisboa, coordenador do Apoio Técnico, explicou o real papel do apoiador regional nos Cosems e a relação deles com os gestores da Saúde.

Mirna Vaz expôs a composição dos gestores e da equipe técnica do Cosems-AL nas Comissões, nos grupos técnicos, comissões e comitês temáticos, com uma ampla participação dos diretores na identificação dos mais adequados perfis para cada área. A apoiadora regional Kathleen Moura apresentou a agenda do ano de 2024 com os eventos que já estão definidos e outros que, apesar de previstos, não dispõem ainda de data definida, e mais, com a oportunidade para posterior inclusão daqueles que sejam considerados relevantes e pactuados nas reuniões de Diretoria do Cosems-AL.


Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo