Piloto brasileiro Diogo Moreira conquista primeira vitória na carreira e encerra tabu de 18 anos na Moto3 do Mundial de Motovelocidade

Na madrugada deste domingo (15), o Brasil quebrou um tabu que durava quase duas décadas no Mundial de Motovelocidade. O piloto brasileiro Diogo Moreira, de apenas 19 anos, venceu a etapa de Mandalika, na Indonésia, da Moto3, terceira categoria da competição. Essa foi a primeira vitória de Moreira em Grandes Prêmios, além de marcar o fim de um jejum para o esporte no país.

A última vitória de um piloto brasileiro em qualquer categoria do Mundial de Moto havia sido em abril de 2005, quando Alexandre Barros triunfou na etapa de Estoril, em Portugal, da MotoGP, a categoria principal. Barros tem um currículo extenso, com mais de 250 corridas na MotoGP, e naquele dia, o lendário Valentino Rossi ficou na segunda colocação.

Em uma corrida acirrada, Diogo Moreira não teve vida fácil. A disputa só terminou na reta final, com o colombiano David Alonso e o espanhol David Muñoz em segundo e terceiro lugar, respectivamente, chegando apenas um décimo de segundo atrás do brasileiro.

Nascido em São Paulo, em 2004, Diogo começou sua carreira em 2018. Já na atual temporada, ele havia encerrado um jejum de 15 anos sem pódios para o Brasil ao conquistar o terceiro lugar no GP de Portugal. Além disso, no GP da Argentina, ele foi o segundo colocado.

A trajetória de Diogo foi incentivada por seu pai, um ex-piloto de motocross, que o introduziu no mundo da motovelocidade. Antes de se mudar para a Espanha ainda na infância, Diogo já havia conquistado um título brasileiro de Motocross.

Curiosamente, na Europa, Diogo teve a oportunidade de fazer parte de um projeto de formação de talentos com Alex Barros, o último brasileiro a ter sucesso na motovelocidade. A ascensão de Diogo nas categorias europeias foi notável, e em 2021, ele foi convidado pela MTHelmets-MSi para correr na Moto3 após participar da Red Bull Rookies Cup.

A temporada de 2023 marca o segundo ano de Diogo na categoria. No ano passado, ele terminou em oitavo lugar na classificação geral, ficando entre os dez primeiros em mais da metade das etapas e conquistando uma pole position em Silverstone, na Inglaterra.

Após a vitória de hoje, Diogo ocupa a sétima posição na classificação desta temporada do Mundial, com 128 pontos. O líder é Jaume Masia, da Espanha, com 209 pontos. A próxima etapa da Moto3 acontecerá na Austrália, no próximo domingo.

Diogo é o único brasileiro no grid e está alimentando as esperanças de que o Brasil volte a ter representantes na categoria mais alta da motovelocidade. Alexandre Barros foi o último a conseguir esse feito, tendo deixado as pistas em 2007. Agora, Diogo está pavimentando seu caminho para chegar lá.

Sair da versão mobile