Durante a visita, Almeida ficou impressionado com o que viu em Petrolina, destacando o elevado nível das empresas locais e a excelência na produção de frutas. Além disso, chamou atenção a participação ativa de mulheres e jovens desempenhando funções de liderança no setor agrícola da fruticultura. O presidente do Sistema Faepe/Senar, Pio Guerra, e executivos da Bayer acompanharam Almeida durante a visita ao Centro de Desenvolvimento de Produtos da empresa na região.
A unidade em Petrolina conta com 220 hectares, equivalente a 330 campos de futebol, sendo a quarta maior estação da Bayer no mundo e a maior de agricultura tropical do Hemisfério Sul. Durante o passeio, o grupo teve a oportunidade de conhecer a produção de variedades de soja e híbridos de milho, além de novas linhagens resultantes de cruzamentos de plantas e inserção biotecnológica.
A estação, inaugurada em 2012, recebeu um aporte de R$ 120 milhões da Bayer em 2022 para intensificar as pesquisas no segmento. Além disso, os visitantes puderam conhecer as plantações da Grand Valle Agrícola, especializada na produção de manga e uva de mesa, bem como produtos naturais de alta qualidade como sucos e vinhos, livres de conservantes ou aditivos. Para Almeida, o Dia de Campo em Petrolina serviu como uma verdadeira aula para o setor agrícola do Nordeste, inspirando os produtores rurais de Alagoas a investir em segmentos como a fruticultura, que também tem apresentado crescimento no estado.